Árvore da Vida X Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal

DEUS (Bom) SATANÁS (Mau - Ruim)

Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9

Em Gênesis vemos a criação de Deus. Ele criou as plantas, os animais, o homem e tudo que existe na natureza e tudo que Deus criou, Ele viu que era muito Bom!

Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia. Gênesis 1:31

Toda a Natureza vivia em harmonia e liberdade e o homem dominava sobre toda Terra. Mas Deus tinha dado uma ordem ao homem e ele a desobedeceu.

E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16,17

Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Gênesis 3:6

Deus colocou no meio do Jardim a árvore da Vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal e disse ao homem que ele poderia comer livremente de todas as arvores do jardim, incluindo a arvore da Vida, ele só não poderia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois no dia em que ele comesse certamente morreria.

Podemos ver que o fruto dessa árvore mata, mas Deus não está falando de morte física. Esta morte aqui está no mesmo contexto desse outro versículo:

O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6

Você já vai entender!

As duas árvores que Deus colocou no meio do Jardim, são árvores espirituais, a Árvore da Vida representa Deus, a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal representa Satanás.

Antes do homem comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal não existia o conceito do bem e do mal, do certo e do errado. Só havia Deus e o que Ele tinha criado, que era Bom e também Satanás que era mau (ruim).

Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Gênesis 3:7

Quando o homem comeu do fruto proibido, seus olhos foram abertos e criou-se dentro dele o conceito de certo e errado, de bem e mal. Ele viu que estava nu e julgou que isso era errado e se cobriu com folha de figueira.

A partir de então a humanidade morreu, não no sentido de morte física, mas porque deixou de viver, se preocupando com o que é certo e errado, uns procuram fazer o que é certo, outros não ligam para o que é certo e fazem o que é errado, outros fazem o que acha certo, mas outros acham errado, aí geram brigas e discussões.

Mas o que você talvez ainda não tenha percebido é que o bem e o mal, o certo e o errado fazem parte da mesma árvore.

As pessoas passam a vida inteira tentando descobrir o que é certo, para fazer o que é certo, os religiosos, passam a vida examinando os livros sagrados para saberem o que Deus acha certo, para fazer o que agrada a Deus, mas para Deus o Bem e o Mal, o certo e o errado são ruins.

Não confunda “Mal” com “Mau”, o oposto de “bem” é “mal”, o oposto “bom” é “mau”.

Deus é Bom.

Satanás é mau (ruim).

Deus é Vida.

Satanás é conhecimento do bem e do mal (morte).

Quem se alimenta da árvore do conhecimento do bem e do mal, é regido pela diferença entre certo e errado. Sua atitude para com os outros é de julgamento, de acordo com aquilo que eles acham certo. Os sacerdotes, escribas e fariseus que eram os religiosos da época de Cristo, achavam errado Jesus se sentar com ladrões como Zaqueu, que era cobrador de impostos.

Quem se alimenta da árvore da Vida é regido pelo amor, porque Deus é amor, suas atitudes para com os outros expressam o amor. Elas não roubam, não agridem, não matam. Não porque isso é errado, mas porque amam o próximo, por isso não fazem nada que possam prejudicar os outros. A grande maioria não faz essas coisas simplesmente porque acham errado, não porque amam. Percebe a diferença?

Quem se alimenta da arvore da vida, faz o que é bom para si e para os outro, fazem o que é bom, não o que é certo.

Jesus foi a casa de Zaqueu e levou salvação a ele, mas os religiosos achavam errado. Jesus curou no sábado, mas os religiosos achavam errado. Tudo que Jesus fazia os religiosos achavam errado, mas Jesus não se preocupava com o que é certo ou errado, ele só fazia o que era bom.

Eu costumo dizer que a religião é o mau do mundo pois o que alimenta a religião é o conhecimento do bem e do mal. Quem é religioso, passa pela vida e não vive, pois se guia pelo que está escrito interpretando o que pode e o que não pode fazer, e como está escrito, “a letra mata”.

Cristo não pregava uma religião, Ele pregava a vida e o amor e por causa disso os religiosos o mataram em nome de Deus.

Então não se guie pelo que é certo ou errado, se guie pelo amor, pois o amor é bom. Deus é Bom, Deus é Amor!

Denilson Dantas